terça-feira, 17 de maio de 2011

Trabalho por comida é coisa do tempo da escravidão!

"Na Política de Educação Superior a assistência estudantil tem como finalidade prover os recursos necessários para transposição dos obstáculos e superação dos impedimentos ao bom desempenho acadêmico. Assim sendo ela transita em todas as áreas dos direitos humanos, compreendendo ações que proporcionem desde as ideais condições de saúde, o acesso aos instrumentais pedagógicos necessários à formação profissional, nas mais diferentes áreas do conhecimento, o acompanhamento às necessidades educativas especiais, até o provimento dos recursos mínimos para a sobrevivência do estudante tais como moradia, alimentação, transporte e recursos financeiros. " (A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA - Assistente Social formada pela UEL, mestre em Política Social e Serviço Social pela PUC – SP e Doutora em História pela UNESP – Assis – SP. Docente do Departamento de Serviço Social e Diretora Do Serviço de  Bem Estar da Universidade Estadual de Londrina – PR)


Uma da bandeiras de luta do movimento estudantil é a assistência estudantil, como descrito acima por assistência entendemos não apenas a disponibilização de livros e materiais de pesquisa (que são extremamente necessários) mas também a construção de uma base material, que dê possibilidades reais do acadêmico se manter na universidade, e é neste ponto que entram questões como, Casa do Estudante e Restaurante Universitário.

E foi em busca da concretização de uma política efetiva de assistência estudantil que ocorreu hoje, uma manifestação dos acadêmicos da Unioeste do Campus de Marechal Cândido Rondon - PR.
A manifestação que foi chamada e organizada pelo Diretório Central dos Estudantes, em conjunto com os Centros Acadêmicos dos diversos Cursos, entre eles os CA's de Direito e História, teve por objetivo, chamar a atenção da comunidade local e da Direção de Campus, para esta antiga reivindicação do Movimento Estudantil da Unioeste.
Vivenciamos hoje em Marechal Cândido Rondon, uma situação onde diversos estudantes para poderem se alimentar, chegam a se submeter ao trabalho por comida, sim, eu sei que isso é uma grave denúncia, mas é apenas a descrição da realidade, e tal fato demonstra a necessidade urgente de um Restaurante Universitário em nossa cidade.
A lei diz que o Governo deve finânciar a educação de forma integral, e isso significa não só o espaço fisíco, materiais e professores, mas também dar a possibilidade do acadêmico se manter na Universidade. Levantamentos feitos pelo movimento estudantil, indicam que em média um acadêmico gasta em Marechal Cândido Rondon perto de R$150,00 por mês apenas com alimentação. 
Parece pouco, mas se somarem o aluguel (pois não há casa do estudante), os livros, as cópias de material de estudo, a locomoção e os diveros outros gastos, o custo de se manter na universidade aumenta a tal ponto, que diversos acadêmicos acabam desistindo dos cursos que estão fazendo por não terem como arcar com tais gastos.

E esse valor de R$ 150,00 é gasto por aquele acadêmico que tem possibilidade de disponibilizar o mesmo por mês em alimentação, quem não tem acaba muitas vezes se submetendo ao fato de ter de trabalhar em troca de uma refeição. Coisa que é impensável nos dias de hoje.
Uma situação como esta é análoga a escravidão!

Logo a pauta, além de ser legítima, é mais do que urgente! Queremos um RU.

A mobilização que aconteceu hoje, teve a adesão e participação de diversos cursos, e como resultado foi marcada uma reunião entre a Direção de Campus e as executivas do DCE e dos Centros Acadêmicos para o dia 23/05 (Segunda Feira) às 14:00hs, antes da mesma será feita uma reunião entre o DCE e os CA's na próxima Quinta Feira.
O Centro Acadêmico de Direito se reúne amanhã em reunião ordinária, tendo como um dos pontos de pauta a reunião com a Direção de Campus na próxima segunda.
Assim, começamos a perceber que o movimento estudantil na UNIOESTE continua vivo, lembrando que a própria UNIOESTE é símbolo da luta do movimento estudantil por ensino público, gratuito e de qualidade, uma vez que a mesma surgiu como resultado da luta do movimento estudantil universitário em nossa região, no final da década de 1980 e inicio da década de 1990.
Assim, se a UNIOESTE é o que é hoje, é devido em grande parte ao movimento estudantil, e se a UNIOESTE pode melhorar quem vai dar o tom desta melhora é também o movimento estudantil. Mas quero aproveitar e deixar um lembrete, tanto aos acadêmicos em geral, quanto as instituições do movimento: devemos lembrar que o movimento estudantil deve ser independente.
O mesmo deve lutar em prol dos acadêmicos, não se submetendo a joguetes de forças internas sejam oriundas de onde forem estas forças. O RU deve ser conquistado! O RU vai ser conquistado! Mas, o RU não pode ser utilizado como bandeira de marketing, ou políticagem! O movimento estudantil deve ser independente de grupos externos ao mesmo, colocando ele mesmo a sua própria pauta, deixando claro que independencia não significa isolamento, mas apenas, não submissão!

Assim, parabenizo aos acadêmicos que participaram e estão participando do movimento! Parabenizo a todos, sem exceção, e conclamo aqueles que ainda não abraçaram a causa a abraçarem.
Nos ajudem a levantar esta bandeira, pois todos serão beneficiados pela concretização deste sonho!
Tanto os acadêmicos em geral, como a própria comunidade externa a UNIOESTE!


Por isso repito: RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO JÁ! TRABALHO POR COMIDA É DO TEMPO DA ESCRAVIDÃO!

NAS PRAÇAS, NAS RUAS, QUEM DISSE QUE SUMIU? HOJE SE VIU PRESENTE O MOVIMENTO ESTUDANTIL!

E lembrem-se: A luta apenas começou! Não iremos parar enquanto não conseguirmos nosso objetivo!

Abaixo alguns links que direcionam a reportagens sobre a manifestação:

http://www.atlantidafm.com/atlantida/ver_noticia.php?not=30180

http://www.aquiagora.net/verNoticia.php?nid=17353

http://casadenoticias.com.br/noticias/2430

Jornal O Presente

Cobertura Jornal O Presente: Fotografias

Algumas Fotografias da Manifestação:






Fonte das imagens:
http://www.opresente.com.br/municipio/noticias/12565/?noticia=academicos-cobram-em-protesto-restaurante-universitario

Caro leitor, quero colocar aqui um adendo ao texto:
Além do DCE e dos Centros Acadêmicos de Direito e História, participaram da mobilização os C.A's de Geografia, Ed. Física e Letras (Noite).
Abraços!

3 comentários:

  1. Luciano te conheço desde os 2 aninhos seus ,tu agora ja é crescido, como o tempo muda o nosso mundo dessa maneira nem parece ser essa criança que um dia conheci.Parabéns pela linda atitude continue ser essa pessoa maravilhosa.Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que posso dizer perante tal demonstração de carinho? Apenas obrigado!
    De coração!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, desde uando entrei na Unioeste em 2002, ouço os pedidos e projetos visando o RU e nada sai do papel ou da boca das autoridades envolvidas. E o que resta é somente isto, nós jovens criticos construtivos correr atrás para que o ato seja contemplado, o que ja é hora mesmo, Universidade tanto discute sobre Técnologia, em ter cursos com notas que espalham o nome da nossa Universidade pelo Brasil e até países vizinhos e não poder contar com algo que seria de indispensavel uso, tanto por parte dos nossos acadêmicos e professores como para os docentes e discentes que vem ao nosso centro de pesquisa e estudos, sendo como visitantes ou a trabalho.

    ResponderExcluir

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano